Análise de Ciclo de Vida
A Análise de Ciclo de Vida (ACV) mensura, analisa e registra a pegada de carbono integral de produtos desde o berço ao túmulo, com o objetivo de decifrar o impacto ao longo de toda a cadeia produtiva. Assim é possível indicar as matérias-primas e os insumos mais poluentes, possibilitando avaliar a substituição dos materiais por meio de novas tecnologias e ganhos de eficiência energética do processo produtivo.
Extração da matéria prima
Processos industriais
Logística e transporte
Uso do produto
Descarte, reciclagem e reutilização
Extração da matéria prima
Processos industriais
Logística e transporte
Uso do produto
Descarte, reciclagem e reutilização
Soluções
Estudo de ACV com mensuração das emissões de GEE associadas ao produto do início ao fim do ciclo de vida.
Orientações de políticas de neutralidade de carbono e de transição à economia de baixo carbono da produção industrial.
Benefícios
Aprimoramento de processos produtivos com inovação tecnológica, eficiência energética e de recursos.
Adoção de parâmetros industriais para a certificação de produtos e cumprimento das regulamentações ambientais.
Adequação a tendências e políticas da economia de baixo carbono.
Gerenciamento e redução das emissões de GEE associadas ao produto.
Perguntas Frequentes
Um inventário de GEE é um processo de contabilização das emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa (GEE) de uma organização, enquanto a Pegada de Carbono é uma medida usada para avaliar o impacto ambiental potencial de um produto, serviço ou evento, considerando as emissões de GEE relacionadas. Enquanto o inventário de GEE se concentra nas emissões de uma organização em particular, a Pegada de Carbono reflete as emissões de GEE do ciclo de vida dos bens ou serviços em toda sua cadeia: matérias-primas, energia, transporte, processamento, uso e disposição final.
- Compreender e gerenciar as emissões associadas aos seus produtos e serviços;
- Identificar as oportunidades de descarbonização do processo produtivo de bens e serviços;
- Adotar estratégias de mitigação eficazes;
- Informar aos clientes e investidores o diferencial do produto ou serviço frente aos concorrentes